Diagnóstico empresarial ou diagnóstico organizacional consiste inicialmente num processo de consultoria ou assistência técnica com o objectivo de proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento da empresa de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.
O diagnóstico empresarial é um instrumento de recolha de informações sobre a empresa.
O diagnóstico empresarial realiza a análise do ambiente interno e do ambiente externo da organização. Por exemplo, o diagnóstico empresarial pode identificar o perfil dos clientes que devem ser monitorizados quanto à sua participação nas receitas da empresa.
Um exemplo de diagnóstico empresarial muito usado é a Análise SWOT:
S – Strenght (Força)
W – Weakness (Fraqueza)
O – Opportunity (Oportunidade)
T – Threat (Ameaça)
A análise SWOT é utilizada para fazer a análise interna e externa da organização. Internamente ela verifica os pontos fortes a serem aproveitados e pontos fracos a serem melhorados. Externamente a Análise SWOT identifica as oportunidades que podem surgir e ameaças que podem ser evitadas.