como criar um site wordpress

Como criar um site wordpress

Quer saber como criar um site wordpress?

Se deseja saber como criar um site na internet ou como criar um site em wordpress encontrou a página certa.

Criar um site é um trabalho especializado mas que algumas pessoas autodidactas também conseguem fazer com alguma investigação, dedicação e persistência. Claro que um profissional com larga experiência em como criar um site leva menos tempo a completar a tarefa e tem a vantagem de poder implementar técnicas e truques que adquiriu com o tempo e com a experiência.

Como criar um site: planeamento

Quando pensa em criar um site pensa com um determinado objectivo. Divulgar um negócio que tem, partilhar as suas competências intelectuais ou profissionais ou criar um espaço de divulgação das suas ideias ou causas. A criação de um site institucional normalmente está ligada a um negócio para o qual quer encontrar novos clientes. A criação de um blogue está normalmente ligada a uma causa que defende e quer criar ou encontrar apoiantes ou, ainda, ajudar pessoas que precisem da informação gerada pelo seu conhecimento. Existem vários tipos de sites que poderá encontrar.

O nome do site deve espelhar o tipo de objectivo ou de actividade que vai divulgar. Se por exemplo é dono de um restaurante e é muito conhecido na sua zona de intervenção, por exemplo “Restaurante do Manel” poderá ser apropriado. Se por outro lado está a ajudar numa causa por exemplo ligada a uma doença crónica, o nome de “Cura alcalina da psoríase” poderá ser aplicável.

Escolha do alojamento

Para criar um site tem de encontrar um local onde o instalar. Poderá escolher entre os vários fornecedores de alojamento web para encontrar a melhor relação qualidade / preço. A disponibilidade permanente de prestação de suporte técnico 24/365 é um factor muito importante, assim como a execução de backups automáticos regulares.

A escolha do domínio deve ter em conta também o propósito do seu site. Se tem uma empresa de produtos naturais que apelam ao cuidar da saúde recorrendo às vantagens e ao charme da vida natural, talvez seja bom que o nome do site contenha estas palavras-chave.

Através da compra de um domínio próprio poderá mais facilmente inserir o que deseja no nome da URL. Com isso vai obter melhores resultados de pesquisa nos motores de busca, seja no Google, no Bing ou noutro qualquer.

No caso de optar pela utilização de um domínio partilhado ele será normalmente grátis. Acabará por poupar algum dinheiro.

Infelizmente terá a desvantagem de não conseguir facilmente bons resultados de pesquisa nos motores de busca.

Faça uma boa configuração de SEO (optimização para os motores de busca).

Selecção da plataforma de instalação

Tal como já vimos terá à sua disposição vários tipos de sites e logo vários tipos de plataformas:

  • Site em HTML – poderá assim descarregar um teste do Adobe Dreamweaver e criar o seu template HTML. Comece depois a criar as páginas do seu site. É um trabalho bastante técnico que requer muito estudo: Também não se pode atrasar porque o teste do Dreaweaver é temporário, pois o tipo de licenciamento da ferramenta é de utilização paga.
  • Utilização de CMS – existem contudo vários tipos de CMS software (Content Management System). Os mais populares são o CMS Blogger, o CMS Drupal, o CMS Joomla, o CMS Moodle e o CMS WordPress (objecto deste artigo).

Instalação do WordPress

Para criar um site em wordpress vai usar um CMS software. Vai ter de começar por fazer o download do wordpress a partir da wordpress.org que é o local onde todas as versões deste CMS Open Source fica disponível.

Em seguida faça download do wordpress para uma pasta no seu computador.

Descomprima o ficheiro e siga as instruções. Com efeito as instruções estão num ficheiro que vem incluído no pacote.

Lembre-se que o nome da pasta onde alojar o seu site vai fazer parte das URL das suas páginas. A URL das suas página vão ter impacto nos resultados de pesquisa. Certamente também vai influenciar no sucesso para os visitantes encontrarem o seu site.

Depois de ter os ficheiros preparados chega a altura de usar um FTP (File Transfer Program) como o FileZilla que também poderá descarregar gratuitamente.

Configuração básica do wordpress

Depois de carregar o seu site wordpress no seu alojamento deve aceder à sua página inicial. Se a sua página for apresentada no navegador é um bom sinal de que está tudo bem.

Pode então começar a tratar da configuração inicial. Pode escolher novos temas e pode instalar plugins que vão melhorar as funcionalidades e a performance do seu site wordpress.

Após a configuração básica deverá criar as páginas principais do seu site. De seguida crie os menus que permitirão uma boa navegabilidade aos visitantes do site.

Finalmente, comece a criar artigos que serão um chamariz de audiência ou de visitantes. A criação de artigos não é mais do que a criação do seu blogue.

Ao utilizar o CMS Worpress fica com um site institucional e um blogue numa só tirada.

Criar artigos

Ao criar os seus artigos escolha dos melhores títulos correspondentes aquilo que as pessoas procuram.

Aprenda técnicas de copywriting para adequar a escrita às personas que quer ver na sua audiência.

Escrever para um médico, um empresário, um advogado ou um comerciante, não é a mesma coisa. Escrever para um homem ou uma mulher também é diferente.

Tenha em conta a dor ou necessidade que faz com que o visitante pesquise por uma solução para resolver o problema.

Lembre-se de usar palavras-chave de acordo com bons resultados de SEO. Isso vai dar-lhe um bom posicionamento nas páginas dos resultados de pesquisa (SERP).

Um site não pode ser estático. Deve ser alimentado não apenas ocasionalmente. Pelo contrário, deve criar conteúdo todos os dias.

Os visitantes querem ver coisas novas. Os motores de busca dão preferência aos sites com actualizações constantes e com conteúdo relevante.

Talvez venha a ter necessidade de investir algum dinheiro em publicidade online no Adwords ou no Facebook. A publicidade online vai gerar tráfego para o seu site e criar a sua audiência inicial.

Se o seu site vai ser um site de negócios, ele deve gerar oportunidades de negócios. Também deve ajudar a descobrir novos potenciais clientes para aumentar as vendas da sua empresa.

Conhecimentos para saber como criar um site

Para fazer todo este processo de como criar um site em wordpress, vai ter de gastar algum tempo. Vai ter de aprender muita coisa e complementar os seus conhecimentos existentes.

Se ainda assim tem alguma pressa em ter o seu site a funcionar siga o conselho de contactar um especialista de marketing digital. Contudo escolha alguém de confiança que o vai aconselhar com experiência e conhecimento.

P.S.

Se acaso deseja optimizar o seu site lembre-se de instalar um plugin de SEO. Este plugin vai controlar a evolução do seu site no Google Analytics.

Em resumo, não hesite em contactar-nos se precisar de ajuda.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.