Novas estratégias de comercialização

Novas estratégias de comercialização

As novas estratégias de comercialização estão a dar resultados positivos. Desde o início da crise económica de 2008 para cá que temos vindo a observar uma alteração significativa na maneira de operar os negócios. Não só as grandes empresas como as pequenas e médias empresas tiveram de adoptar novas estratégias de comercialização e gestão para concretizar de maneira mais eficaz os seguintes objectivos:

  • Estar em contacto permanente com o seu público-alvo;
  • Disponibilizar informação de acordo com as necessidades dos potenciais clientes;
  • Captar novos clientes mais facilmente;
  • Tornar a experiência de compra mais rápida e mais agradável para o cliente;
  • Garantir a eficiência do processo de vendas;
  • Reduzir os custos de comercialização;
  • Minimizar o investimento em mercadorias;
  • Assegurar a segurança dos seus bens.

Temos vindo a presenciar alguns casos de sucesso na implementação das novas estratégias de comerciaçização das quais destacamos:

  • As empresas de telecomunicações começaram a privilegiar a venda e o atendimento através dos seus “contact center”, tendo reduzido ou mesmo eliminado as suas lojas físicas. Obtiveram a vantagem de estar presentes para todo o público a nível nacional, tendo reduzido o custo com instalações, serviços de terceiros e pessoal. A automatização de marketing implementado neste sector de negócio está bem patente para todos os seus clientes, embora existam alguns abusos e exageros na sua implementação;
  • As empresas de distribuição e retalho alimentar implementaram processos de venda online e entrega dos produtos encomendados no domicílio dos seus clientes efectuando as entregas recorrendo a empresas especialistas no processo de entregas rápidas;
  • Alguns restaurantes constatando a quebra das suas receitas pelo facto das pessoas terem menos rendimentos e por terem também menor vontade de sair do conforto do seu lar, criaram lojas online onde é possível escolher a ementa certa para passado pouco tempo ser levantada na loja local ou entregue através de transporte apropriado no domicílio;
  • Especialistas em produtos de moda sempre tiveram lojas decoradas com luxo para apresentação das suas novidades de desfile através do acompanhamento de pessoal bem formado e apto para ajudar e aconselhar o cliente na sua escolha. Actualmente, marcas de renome internacional nos sectores do vestuário e do calçado fazem a maioria das suas vendas através de lojas online;
  • Alguns empresários prestadores de serviços já começaram a deixar as grandes metrópoles para irem viver numa casa de campo na província herdada da família. Deixaram de ter o custo do aluguer na cidade e alguns ainda obtiveram uma fonte adicional de receita ao alugar a sua residência ou as instalações próprias da empresa. Livraram-se da poluição e dos riscos de viver em locais de grande concentração de pessoas e continuaram com sucesso os seus negócios.

Novas estratégias de comercialização

Encontramos cada vez mais lojas físicas a fechar. Alguns empresários que ainda não evoluíram para as novas estratégias de comercialização queixam-se da falta de estacionamento e da falta de apoio ao comércio tradicional.

Todos sabemos que a distribuição moderna tem alterado radicalmente o panorama de comercialização de produtos, desde os de primeira necessidade aos de lazer. Tal foi possível porque analisaram o mercado e os desejos dos consumidores de modo a que estes aceitassem a nova oferta que tornaram disponível.

As vendas online através de lojas online fazem parte das novas estratégias de comercialização como seguimento à utilização de sites institucionais para desenvolver a imagem e a notoriedade das empresas. Esta presença online assegura a captação de novos clientes e a prestação constante de informação actualizada aos visitantes da empresa.

Técnicas adicionais compreendem o seguimento de clientes através de um relacionamento gerido por ferramentas informáticas que ajudam no desenvolvimento de negócios repetidos e na referência de novos clientes recorrendo ao marketing digital.

Se quer implementar novas estratégias de comercialização na sua empresa, conte com os serviços de uma empresa de consultoria de vendas experiente para assegurar a correcta implementação.

Se quer saber mais contacte-nos.Prospecção de novos clientes para aumentar vendas

ASCMI

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