prospecção de novos clientes para aumentar vendas

Prospecção de novos clientes para aumentar vendas

Prospecção de novos clientes para aumentar vendas e fazer crescer o negócio é um dos objectivos de qualquer empresário.

prospecção de novos clientes para aumentar vendasAgora que todas as empresas já encolheram as suas estruturas, já reduziram os recursos humanos ao mínimo, já cancelaram a maioria dos contratos ou avenças de serviços que tinham com os seus fornecedores, as empresas descobriram de novo uma inevitabilidade. Após reduzirem os custos ao máximo, continuam a precisar de aumentar as suas vendas e fazer crescer o seu negócio.

Fazer crescer o negócio implica fazer mais vendas, aos clientes actuais ou aos clientes potenciais. Costuma-se dizer nos negócios que é mais fácil acarinhar um cliente existente do que ir à procura de novos clientes. É aqui que muitas empresas vêem as grandes dificuldades que emergem.

Acarinhar os clientes existentes

Todas as empresas têm uma lista de clientes que já compraram uma ou duas vezes mas que depois nunca mais compraram. Uma das principais razões para esta situação é que muitas empresas desprezam simplesmente o relacionamento com os clientes actuais. Simplesmente deixaram de os seguir, nunca mais os contactaram.

Dir-me-ão que para acarinhar os clientes existentes é necessário ter pessoas para os contactar. Sim é verdade! Mas há que ter em consideração que todos nós estamos fartos de receber chamadas de telemarketing a oferecer produtos de que não necessitamos.

Para fazer prospecção de novos clientes para aumentar vendas, existem técnicas de contactar os clientes certos para os produtos ou serviços que comercializamos através da utilização de tecnologias de marketing digital que nos permitem identificar clientes interessados com os quais podemos iniciar um contacto “quente” uma vez que o cliente deseja obter mais informação sobre a solução.

Em quantos restaurantes já todos nós comemos? Muitos! De quantos restaurantes já recebemos um contacto a convidar-nos para lá voltarmos e a oferecer-nos uma oferta especial pelo regresso?

Muitas empresas assumem como uma chatice passar uma factura com nome e contribuinte a um cliente. Esse acto é uma oportunidade de termos uma base de dados dos clientes que pelo menos uma vez nos escolheram para fazer negócio connosco. Outras empresas têm uma base de dados de clientes mas não tiram partido dela para desencadear negócio repetidos.

Procurar novos clientes

Se quer arranjar uma lista de potenciais clientes podes sempre comprar uma base de dados para fazer telemarketing. Mas volta a incorrer na inevitabilidade de contactar potenciais clientes que não estão interessados nos seus produtos ou serviços e de andar a maçar pessoas que estão fartas de chamadas de telemarketing. Além de que a rentabilidade de quem está a fazer os contactos será fraca, a taxa de conversão de potenciais clientes em novos clientes será mesmo muito baixa.

Outra hipótese é criar um concurso para clientes interessados num determinado produto, oferecendo esse produto para uma minoria dos candidatos que responderem. É um processo que gera desânimo para quem não ganha e é um processo dispendioso.

Prospecção de novos clientes para aumentar vendas

Porque não enviar uma newsletter aos seus clientes actuais para lhes dar informação sobre produtos que lhes possam interessar sem os pressionar com o processo de vendas? Se eles tomarem uma acção com base na sua newsletter é sinal inequívoco de que estão interessados naquilo que lhes está a apresentar. Irá contactar clientes que já conhecem a  sua empresa e com uma necessidade real.

Alguns pequenos empresários poderão dizer que não sabem criar uma newsletter, que não sabem como enviá-la, que não têm jeito para escrever, etc. Existem soluções para isso…

Que tal encontrar novos clientes através do site da sua empresa?

O site institucional da sua empresa é daqueles estáticos que tem o mesmo texto de apresentação com que foi criado há anos ou é um site que atrai clientes com conteúdos novos, publicados regularmente, com optimização para os motores de busca  e com páginas de destino geridas por mecanismos automáticos para obter os contactos de quem o visita?

Visite o nosso site institucional ou a nossa loja online, procure os produtos que lhe interessam e repare que temos sempre algo que convida o visitante a deixar o seu contacto ou a registar-se na nossa loja online para receber informação actualizada. Se o visitante deixa o contacto é porque nos está a convidar para o contactar.

Como podemos ajudar?

Somos especialistas em software de facturação e consultoria de marketing e informática. Temos muita experiência em marketing digital. Podemos ajudar a sua empresa a tirar partido da base de dados de clientes actuais ou a criar uma nova base de dados de potenciais clientes interessados na sua empresa e nos seus produtos e serviços.

Podemos melhorar a imagem da sua empresa através de ferramentas online que permitirão prestar informação útil aos seus clientes actuais de modo a conseguir vendas repetidas. Criamos também os mecanismos necessários para melhorar o relacionamento com os clientes actuais e captar potenciais clientes para a sua empresa.

Temos uma oferta surpresa para quem está interessado em fazer prospecção de novos clientes para aumentar vendas e fazer crescer o negócio.

Se quer saber mais contacte-nos agora.Prospecção de novos clientes para aumentar vendas

ASCMI

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.