Como aumentar vendas rapidamente

Aumentar vendas usando 4 formas comprovadas

Aumentar vendas através do aumento do tráfego de potenciais clientes no seu ponto de venda, seja ele uma loja física ou uma loja online, é sempre uma solução inicial.

A atracção de potenciais clientes para o seu ponto de venda deve ser feita de forma racionalmente planeada.

 

A atracção de clientes no marketing tradicional 

No marketing tradicional a atracção de clientes tem sido efectuada através da publicidade tradicional usando dois dos meios publicitários mais importantes: a televisão e a rádio.

Esta comunicação é criada de maneira a incentivar o potencial comprador a visitar o ponto de venda, seja ele físico ou online.

Muitas empresas continuam a apostar na publicidade tradicional para incentivar os seus potenciais compradores a visitar as suas lojas físicas ou os seus sites, cada vez mais de uma forma integrada com a publicidade online, transmitindo-lhe uma promessa na sua comunicação.

Chegados os potenciais clientes ao ponto de venda físico, as técnicas de merchandising têm a missão de converter o visitante em cliente através da oferta de promoções irresistíveis.

 

A atracção de clientes na venda online

No caso online, a publicidade online também transmite essa promessa e o potencial cliente é convidado a receber uma oferta gratuita de grande valor para si.

Para aceder a essa oferta gratuita vai ter de deixar o seu meio de contacto por email para a empresa o fazer evoluir no processo de compra através de email marketing até à acção final de se tornar cliente. 

 

4 alavancas de crescimento das vendas online

O problema com a abordagem acima é que se está a usar apenas uma alavanca para aumentar a receita: a geração de tráfego.

Porquê? Porque era assim que costumava funcionar.

Despejar algum tráfego adicional no site fazia com que a sua receita crescesse automaticamente.

Já não é assim!

 

Duas coisas importantes nesta abordagem

Nem todo o tráfego é criado da mesma forma.

Se estiver a vender máquinas de lavar louça e apostar numa palavra-chave como “comprar máquina de lavar louça”, é bem provável que isso leve a uma transacção.

A certa altura, você esgotou todas as hipóteses e alarga a sua aposta no Google Ads para tentar palavras-chave como “como economizar água e electricidade na lavagem da louça”.

Claro que pode criar uma página de destino explicando que uma máquina de lavar louça consome menos electricidade e água do que lavar a louça manualmente e atrai algum tráfego para o seu site dessa forma.

Mas isso não significa que esses visitantes serão convertidos em clientes.

 

A sua página de destino pode ser relevante para essa pesquisa, mas a mentalidade do seu visitante não é “Vou comprar uma máquina de lavar louça”.

Se deseja converter esse visitante em cliente, precisa muito mais do que apenas criar uma página de destino.

Precisa de tentar educar esse visitante e fazê-lo evoluir no processo de decisão até um ponto em que ele esteja pronto para comprar.

E isso não acontecerá da noite para o dia.

 

Existem outras formas de aumentar as vendas online

Quando pensar nisso, vai descobrir que não há apenas uma forma de aumentar vendas.

Na verdade existem quatro formas de aumentar a receita das suas vendas online:

  1. Mais tráfego
  2. Maior valor médio da encomenda
  3. Maior frequência de compra dos clientes existentes
  4. Uma taxa de conversão mais alta

Ao se concentrar apenas numa dessas 4 formas, o tráfego, estará a perder muito potencial de crescimento.

Além disso, ao focar-se apenas no tráfego, estará focado na alavanca de crescimento mais cara.

 

Um exemplo prático sobre aumentar vendas

Digamos que quer duplicar a sua receita nos próximos 12 meses.

Bem, para começar pode tentar duplicar as vendas aumentando o seu tráfego. Boa sorte com essa tentativa.

Se já atingiu um nível elevado de tráfego, este tráfego adicional será caro porque vai ter de fazer lances acima dos seus concorrentes e provavelmente não terá suficiente relevância para levar a uma compra imediata.

Será necessário um grande esforço e muito orçamento em publicidade online para conseguir duplicar a sua receita dessa maneira.

 

E que tal duplicar a sua receita?

Que acha de duplicar a sua receita nos próximos 12 meses sem nenhum tráfego extra?

Nem é assim tão difícil. Vamos fazer umas contas rápidas.

 

Suponhamos que tem o seguinte cenário:

  • Tem 100.000 visitantes
  • Tem uma frequência de compra de 1 (cada cliente compra apenas uma vez)
  • Um valor médio da encomenda de 100,00 €
  • Uma taxa de conversão de 1%

 

A sua receita total será de 100.000 x 1 x 100 x 1%, ou seja, será igual a 100.000 €.

 

Considere agora o cenário sem tráfego extra:

  • O tráfego vai permanecer o mesmo – 100.000 visitantes
  • Vai aumentar as outras três formas de alavancar as vendas (frequência de compra, valor médio da encomenda e taxa de conversão) em 30% cada uma.

 

Agora, os seus números serão os seguintes:

  • 100.000 visitantes (ou seja, o mesmo que anteriormente)
  • 1,3 em frequência de compra (ou seja, + 30%)
  • Valor médio de encomenda de 130,00 € (ou seja, + 30%)
  • Taxa de conversão de 1,3% (ou seja, + 30%)

 

Um aumento de 30% para estas três outras formas de aumentar vendas é uma meta que poderá atingir facilmente em 12 meses, ao contrário de um aumento de 100% no seu tráfego.

Se multiplicarmos estes números (100.000 x 1,3 x 130 x 1.3%), estamos na presença de uma receita de 219,700 €, o que significa que temos mais do que o dobro das vendas anteriores.

 

Optimize para aumentar as vendas

Claro que o tráfego é importante, mas não é esse o ponto que estou a tentar realçar.

Se não tem tráfego suficiente para o seu site, definitivamente deve começar por trabalhar nisso primeiro.

Mas lembre-se de que o tráfego só pode levá-lo até um determinado resultado limitado.

Quando atingir um patamar de crescimento, vai perceber que é cada vez mais difícil obter tráfego mais qualificado para o seu site e vai ver os seus custos de geração de leads qualificados a aumentar de maneira absurda.

Se já tem um nível de tráfego razoável, será  melhor trabalhar nas outras três formas de aumentar as vendas antes de investir em mais tráfego.

Quando essas três outras alavancas tiverem um desempenho melhor, o seu tráfego tornar-se-á mais lucrativo, o que, por sua vez, libertará um orçamento extra para investir em outros canais de tráfego.

 

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