fbpx
como aumentar as vendas do restaurante

Como aumentar as vendas do restaurante

Precisa de saber como aumentar as vendas do seu restaurante? As vendas que faz não chegam para cobrir todas as despesas? Não dão para pagar as matérias primas mais a renda e os encargos com o pessoal?

Se não tem tempo para ler tudo agora, pelo menos aproveite a oportunidade temporária para fazer download de um plano de marketing digital para um restaurante numa única página.

4 maneiras de aumentar as vendas do restaurante

  1. Encontrar mais novos clientes
  2. Aumentar os preços
  3. Incrementar o valor médio da venda usando técnicas de upsell
  4. Vender mais vezes aos clientes existentes

Quando o negócio começa a correr mal, a tendência de alguns empresários de restaurantes é começarem a reduzir custos: reduzir o horário da cozinha para diminuir o salário da cozinheira, manter a internet mas passar para um pacote mais barato que deixa os clientes insatisfeitos por não conseguirem aceder, reduzir os custos de electricidade deixando zonas de serviço com luminosidade insuficiente ou mantendo os televisores desligados.

Qualquer medida para reduzir custos que deixe o cliente insatisfeito acaba por ser uma facada no negócio porque o cliente não volta mais e ainda vai divulgar uma imagem negativa da empresa.

Alguns empresários vendem sem emitir talão de venda, porquê? Esta é uma acção ilegal de alto risco que pode afundar o navio de um dia para o outro.

Saber usar o software de facturação com um objectivo de marketing pode garantir a afluência continuada de clientes como veremos a seguir.

Manter a consistência é muito importante: consistência no nível de atendimento, consistência na empatia como o cliente, consistência no horário de funcionamento, consistência nos serviços prestados, etc. Um cliente com hábitos adquiridos leva tempo a adaptar-se a mudanças pelo que elas quando são necessários têm de ser implementadas com planeamento.

Vamos analisar como aumentar as vendas do restaurante passo a passo…

Encontrar mais novos clientes

Nesta opção é preciso investir na geração de tráfego, isto é, trazer mais clientes ao restaurante. Isso consegue-se com investimentos em publicidade, online e offline, email marketing e SMS marketing.

Ter um perfil de empresa (Google Maps) é indispensável e permite obter publicidade online grátis.

Qualquer pessoa que procure um restaurante onde comer, a primeira coisa que faz é abrir o Google Maps e pesquisar por “restaurante”.

Se o seu restaurante estiver bem configurado para aparecer na primeira página do Google, possivelmente e com grande probabilidade, o seu restaurante será o escolhido.

Se não conseguir executar esta tarefa, talvez precise contratar um gestor de tráfego de confiança que possa criar uma estratégia de marketing com garantias de sucesso.

Aumentar os preços do serviço no restaurante

Vender mais caro requer uma análise do mercado. Se existe um concorrente por perto a vender mais barato, esta técnica torna-se totalmente ineficaz e pode deteriorar a imagem do seu restaurante.

Deve fazer primeiro uma análise dos seus clientes. Se os seus clientes forem da classe média-alta ou mesmo da classe alta, provavelmente não terá problemas em aumentar o preço.

Mas se os seus clientes forem da classe média baixa possivelmente vai perder grande parte deles. Os clientes da classe baixa que são aqueles que vem sempre só para beber um copo, a maioria nem sequer os vai ver mais. Este tipo de clientes também não criam notoriedade para o seu restaurante.

Não misture as actividades de restaurante e bar porque os perfis dos clientes destas actividades são diferentes. Não quero dizer que o cliente do restaurante não possa ser cliente do bar e vice-versa.

Mas são momentos diferentes que precisam de ambientes diferentes. Além disso as receitas e os custos de operação destas actividades também são diferentes. Não quer ter as receitas de um bar com os custos de um restaurante, pois não?

Deve ajustar os seus preços ao perfil dos seus clientes e usar o software de facturação para analisar a informação que tem sobre eles pois é uma boa maneira de poder decidir bem.

O ideal é ter um preço um pouco abaixo dos seus concorrentes e obter economias de escala, vendendo mais vezes a um preço competitivo.

Como incrementar o valor médio das vendas usando técnicas de upsell

Já alguma vez entrou no McDonald’s com a intenção de comprar simplesmente um hambúrguer?

Lembra-se do que o empregado lhe vendeu a seguir sem ter intenções prévias de comprar?

  • Deseja batatas fritas? Dose normal ou grande?
  • Deseja coca-cola ou cerveja?
  • Prefere o gelado Sundae ou o bolo de canela?
  • Vai desejar café?

E respondendo com vários “sim” de impulso, foi subindo o valor da sua conta.

Deve criar a sua escada de valor para poder usar estas técnicas de upsell. Quanto mais valor oferecer ao seu cliente mas vai poder facturar.

Vender mais vezes aos clientes existentes

Aqui costuma surgir o problema em que a empresa não tem uma base de dados dos clientes actuais criada no software de facturação.

Utiliza o sistema de facturação simplesmente para cumprimento da legislação em vez de aproveitar para ter um conhecimento mais vasto dos seus clientes.

No mínimo deve obter o nome, email e telefone do seu cliente. Se o cliente não quiser dar não faz mal mas a maioria vai ajudar a ter uma ferramenta para utilizar quando as vendas estiverem fracas.

Pode usar o e-mail ou o SMS para informar o seu cliente sobre qual é o prato do dia e sobre as novidades do restaurante. Vai ver que vai valer a pena e ele nunca vai esquecer o seu restaurante.

Se quer saber mais sobre como aumentar as vendas do seu restaurante continue a ler na próxima página.