Como fazer publicidade na internet? Esta é uma questão cuja resposta muitos empresários procuram desvendar.
Neste artigo vou-lhe explicar como funciona a criação de publicidade na internet, ou seja, como fazer publicidade online.
Se está com pouco tempo para ler este artigo todo pode, em alternativa, fazer download do ebook “Como fazer publicidade online” para ler mais tarde.
Formas de fazer publicidade online
As duas formas mais comuns de fazer publicidade na internet são:
- Publicidade online no Google Ads
- Publicidade online no Facebook
Além destas duas existem outras duas com menor utilização:
- Publicidade online no LinkedIN
- Publicidade online no Twitter
A publicidade online no Google utiliza uma nova versão da ferramenta Google Adwords, agora renomeada para Google Ads, disponibilizada pela Google para atrair visitantes através de cinco formas:
- Rede de pesquisa – através da apresentação de anúncios de texto na página de pesquisa do Google
- Rede de display – através da apresentação de anúncios gráficos em site parceiros da rede de display da Google
- Shopping – através de produtos anunciados na aplicação Google Shopping
- Vídeo – Através da apresentação de vídeos no início de outros vídeos
- Aplicação universal – através de APP’s instaladas em dispositivos móveis
A publicidade online no facebook faz-se através do gestor de anúncios incluído na aplicação do Facebook e é apresentada na página inicial ou mural do utilizador. Os anúncios também podem ser apresentados em locais de destaque das páginas do facebook.
Qualquer que seja a plataforma usada, Google Ads ou Facebook Ads, o método mais usado é o PPC (Pay Per Click).
O anunciante só paga publicidade quando o visitante clica no seu anúncio. Ao clicar no anúncio, anunciante é direccionado para uma página de destino que pode ser uma página de um site de internet para divulgar o produto, serviço ou ideia, ou para uma página de uma loja online onde o visitante pode encomendar ou comprar de imediato.
Como fazer publicidade na internet: planeamento
Ao pensar em anunciar, o anunciante deve definir:
● O objectivo do anúncio – divulgar uma empresa ou uma marca, ou vender um produto ou serviço;
● O seu público-alvo – determinar com quem quer comunicar, com base nas suas características demográficas ou sociais;
● A sua mensagem – o quer transmitir ao visitante do seu anúncio;
● O orçamento – quanto quer investir e durante quanto tempo.
Estes factores podem ser determinantes na escolha da plataforma. Devemos usar a plataforma onde esteja o nosso público-alvo.
Implementação
A fase seguinte é a da criação do anúncio na plataforma escolhida usando um profissional qualificado para implementação do anúncio com base nas opções escolhidas na fase de planeamento.
Como fazer publicidade na internet: monitorização
Conforme a campanha de publicidade online vai decorrendo, vamos capturando informação sobre os visitantes em termos das palavras de pesquisa usadas e do seu perfil demográfico e social.
Frequentemente, são necessários fazer ajustes na parametrização para afinar como atrair os visitantes certos para atingir o objectivo da nossa publicidade online.
Serviços
Se não tempos os conhecimentos e a experiência necessários para gerir a campanha de publicidade online, é aconselhável contratar os serviços de uma agência de marketing digital que disponibilize profissionais de marketing digital experientes que asseguram o sucesso da campanha.
Os principais serviços prestados pelas agências de marketing digital podem incluir:
● Plano de marketing digital
● Implementação de publicidade online
● Avença de publicidade online
● Avença de Consultoria de Marketing Digital
A escolha da agência de marketing digital
Deve escolher a sua agência de marketing digital com base na confiança que sentiu nos primeiros contactos sobre a sua experiência e notoriedade.
Agende uma reunião para conversar sobre os detalhes do seu projecto de publicidade online. A sintonia entre a agência e anunciante é determinante para o sucesso e retorno do investimento da campanha de publicidade online.
Se deseja conversar com um consultor de marketing digital para saber como iniciar as suas campanhas de publicidade online, marque uma reunião sem compromisso ou continue a ler na próxima página.