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folhetos publicitarios para que servem

Folhetos publicitários para que servem

Os locais mais frequentes onde podemos encontrar folhetos publicitários, também chamados de flyers publicitários, são a nossa caixa de correio e o pára-brisas do nosso automóvel.

Embora seja bem conhecido que a maioria das pessoas ficam indignadas com esta maneira de “tentar fazer publicidade” há ainda quem não tenha desistido de insistir com pessoas que não têm um mínimo de interesse com a oferta que pretendem apresentar.

Vemos a distribuição invasiva de folhetos a serem usados para:

  • Compras e venda de carros usados
  • Propaganda eleitoral
  • Divulgação de catálogos de produtos
  • Divulgação de novidades de empresas
  • Promoção de imóveis
  • Etc.

Os folhetos publicitários servem muitas vezes de suporte às apresentações comerciais efectuadas por vendedores quando fazem reuniões com potenciais clientes.

Na realidade, o que acontece é que a maioria dos folhetos publicitários vão parar ao caixote do lixo sem terem tido sequer a oportunidade de encontrar o público-alvo a que se dirigem.

Fazer folhetos publicitários online é muito fácil

Muitas e empresas encomendam folhetos publicitários a empresas gráficas que os produzem em grandes quantidades. Depois contratam alguém para andar pelas ruas a distribuir deixando-os em caixas de correio e para-brisas de automóveis.

Existem empresas que têm soluções online que permitem que a pessoa interessada possa criar por si própria os folhetos que deseja e encomendar para serem distribuídos numa determinada zona geográfica. Usei duas vezes uma destas soluções sem ter obtido nenhum contacto de resposta.

Também se podem criar e imprimir folhetos publicitários no Canva. O Canva é uma ferramenta online onde podemos utilizar modelos disponíveis para a partir deles fazermos a criação do nosso criativo. Depois é só imprimir e distribuir.

Qual é a probabilidade de sucesso desta publicidade que não garante o encontro confirmado com o público-alvo a que se dirige?

Claro que todas estas maneiras têm custos e quando os folhetos não chegam ao público-alvo, a perda do dinheiro investido é garantida.

Público-alvo destas campanhas publicitárias

O público-alvo dos folhetos publicitários criados são pessoas ou empresas que precisam dos produtos ou serviços publicitados para verem resolvidos os seus problemas ou necessidades.

Ora se essa publicidade vai parar à mão de quem não precisa do produto ou serviço publicitado, então é evidente que o destino do folheto acabará sendo no caixote do lixo.

Que importa divulgar uma escola de condução no para-brisas do automóvel quando o dono do mesmo já tem a carta de condução. Evidentemente que o dono do automóvel pode referenciar essa escola alguém conhecido que precise tirar a carta de condução. Mas quanto vai ser o custo por aquisição de cada cliente?

O custo de aquisição de cada cliente é igual ao valor investido na campanha publicitária a dividir pelo número de clientes com quem se conseguiram concretizar negócios.

Tipos de folhetos publicitários

Existem folhetos publicitários de vários tipos. Podem ser folhetos de uma folha única normalmente em tamanho A5 ou podem ser feitos numa folha A4 em duas ou três dobras.

Aparecem também os catálogos de produtos e os folhetos de divulgação detalhada de empresas que são normalmente encadernados.

A criatividade sem limites origina uma diversidade bastante grande de vários tamanhos e formatos.

A grande alternativa a este tipo de publicidade

Onde vamos quando procuramos algo? Ao Google.

Quando vamos pesquisar no Gogle é sinal de que precisamos de algo, de resolver um problema ou temos uma necessidade para satisfazer.

Sites bem elaborados e campanhas de publicidade online bem configuradas conseguem encontrar pessoas ou empresas que fazem parte do público-alvo a que se destinam os seus produtos ou serviços.

Há quem diga que fazer publicidade online fica caro. Sim fica, se não obtivermos resultados. Para evitar isso existem os gestores de tráfego com experiência na obtenção de resultados.

Uma pessoa que não sabe nada de marketing nunca vai conseguir obter resultados porque as campanhas têm de ser baseadas em estratégias de marketing pensadas e criadas à priori.

Quando pesquisamos no Google, a página de resultados da pesquisa mostra-nos:

  • 1ª secção – 3 ou 4 anúncios pagos no topo da página
  • 2ª secção – 1 mapa com 3 empresas na zona pesquisada que satisfazem o que se procura
  • 3ª secção – 3 empresas com um Perfil de Empresa bem posicionado e criado no Google My Business
  • 4ª seccão – Vários links para páginas de sites elaborados com técnicas de SEO que contêm a palavra-chave pesquisada
  • 5ª secção – Mais 3 ou 4 anúncios pagos no fundo da página

Os resultados apresentados nas 2ª e 3ª secções são publicidade online gratuita pelo facto dessas empresas terem criado um perfil de empresa bem configurado.

Quer saber como fazer?