Loja online: vantagens

Conhece as vantagens de uma loja online?

Leia até ao fim e conheça as principais vantagens de uma loja online.

Uma loja online pode ser utilizada em vários ramos de actividade, sejam eles, hotelaria, restauração ou retalho.

Vamos às vantagens de uma loja online…

Imagem de inovação e profissionalismo

Uma empresa que tem uma loja online é melhor classificada pelos motores de busca como o Google, o Bing e outros, em termos de pesquisa online, assim como é mais bem vista pelos potenciais clientes, demonstrando uma organização mais inovadora e uma operação com mais profissionalismo.

Maior segurança de dinheiro e mercadorias

Um dos problemas que existem nos negócios físicos é a sujeição a assaltos e roubos frequentes. 

Ao operar uma loja online, vantagens diversas existem.  O recebimento dos pagamentos são efectuados automaticamente por via electrónica para a conta bancária da empresa, entre outros. 

Os produtos também não estão a mão de possíveis pessoas com intenção de furto e é possível um controlo de stocks mais apertado e eficaz.

Vendas a qualquer dia e a qualquer hora

Com uma loja online, vantagens com o horário também exsitem. A operação é de 24 horas por dia e 365 dias por ano. A qualquer hora do dia ou da noite podem ser recebidas encomendas inclusivamente quando algumas pessoas estão de férias. o empresário pode operar a sua loja online a partir de qualquer local quando está fazer inclusivamente qualquer outra actividade.

Mercado alargado

Uma empresa que tem uma loja online, vantagens de não estar confinada aos clientes da localidade onde se encontra são muito importantes. Com uma loja online a empresa pode vender a nível nacional ou mesmo até a nível internacional se eventualmente tiver uma oferta que seja compatível com isso.

Facilidade no processamento de pedidos

A utilização de uma loja online elimina o tempo de atendimento dos clientes. Os clientes são atendidos automaticamente pelo sistema da loja online podendo eles próprios escolher e seleccionar os produtos que necessitam.

Podem pagar de imediato, podendo escolher o método de pagamento mais adequado à sua preferência e o dinheiro entra automaticamente na conta bancária da empresa, ainda antes da entrega, com vantagens financeiras óbvias.

Se houver sistemas de integração instalados, a facturação da encomenda pode ser efectuada automaticamente. Se a empresa trabalhar em regime de “dropshipping” pode transferir automaticamente a encomenda para o seu fornecedor que se encarregará de iniciar o processo de entrega.

Facilidade de monitorização de desempenho

A maior parte dos sistemas de lojas online tem relatórios automáticos integrados nas suas funcionalidades e normalmente podem ser configurados de acordo com as necessidades da empresa.

Permitem, por exemplo, avaliar quais são os produtos mais vendidos, qual é a zona do país que efectua mais compras, qual é o segmento de clientes mais rentável, etc.

Comunicação eficiente por e-mail

Quando um cliente efectua uma compra na loja online recebe automaticamente e de imediato um email a confirmar o recebimento da sua encomenda. 

Durante o processamento da encomenda todas as actividades são registadas na própria encomenda e sempre que isso acontece o cliente é automaticamente notificado por email. Isto permite que o cliente esteja sempre ao corrente da situação da sua encomenda.

A comunicação automática por email rentabiliza o tempo de processamento do pedido, havendo uma participação mais reduzida dos recursos humanos da empresa.

Enviar um e-mail personalizado para um cliente é muito mais rápido do que tentar telefonar para esse cliente. Quando o volume de vendas começa a baixar, o envio de campanhas de email marketing pode ser automatizado.

Maior visibilidade dos produtos

Quando o cliente visita a loja online tem na sua frente o catálogo completo de produtos da empresa. Não precisa de estar à espera que haja alguém disponível para atender quando quer saber informações adicionais ou confirmar a disponibilidade de um produto.

Ferramentas integradas

Uma loja online pode ser integrada com o sistema de CRM (Customer Relationship Management), com um sistema de suporte técnico, com um sistema de agendamento automático ou com sistema de atendimento pós-venda.

Isto permite controlar a evolução do processo de venda, a evolução da jornada de compra do cliente, e por fim, fazer a avaliação da satisfação final do cliente.

Facilidade na criação de acções promocionais

Quando o visitante entra na loja online pode ser automaticamente avisado das promoções que estão a decorrer.

Podemos criar automatismos que enviam cupões de desconto para o cliente utilizar numa compra num determinado tempo útil.

Podemos também enviar por e-mail promoções segmentadas por tipo de cliente ou para a generalidade dos clientes inscritos na loja online.

A facilidade de envio automático de promoções gera vendas recorrentes e um acompanhamento permanente do cliente da loja online.

Poupança em publicidade online

A optimização da loja online para os motores de busca (SEO) permite poupanças em termos de investimento em publicidade online.

Essa optimização permite que a loja online seja encontrada mais facilmente pelos potenciais clientes que estão a pesquisar, permitindo reduzir os investimentos em publicidade online.

Redução de custos

A utilização de uma loja online permite reduzir custos com recursos humanos ao permitir a maximizar a rentabilidade das actividades necessárias ao processamento das encomendas.

Por outro lado também permite uma poupança nas rendas com instalações físicas. 

Deixa de ser necessário ter uma loja física para atender os clientes uma vez que os clientes são atendidos automaticamente online. 

Podemos prescindir de espaços de armazenamento se conseguirmos um acordo com fornecedores para fazer as entregas em regime de “dropshipping”, ou seja entrega efetuada directamente do distribuidor para o cliente final.

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