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Newsletter ASCMI Março de 2024

Temas da newsletter ASCMI Março de 2024

Este mês apresentamos os seguintes temas na newsletter ASCMI Março de 2024:

  • Porque devemos pedir os contactos dos clientes?
  • O que é a escada de valor?
  • Porque pedir referências aos nossos clientes?
  • Marketing de atracção, o que é?
  • 1 ano de assistência informática online gratuita
  • 10 razões para ter um bom site

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Porque devemos pedir os contactos dos clientes?

Durante a minha vida profissional na IBM e na Computer Associates o meu trabalho foi maioritariamente desempenhado nas instalações dos clientes. De manhã ia quase sempre directamente para os clientes em que tinha compromissos planeados e ao final da tarde ia ao escritório para preparar o trabalho do dia seguinte.

Sempre tive uma rotina diária controlada por ferramentas de gestão de tempo, inicialmente uma pequena agenda de bolso e hoje em dia por um sistema de CRM sofisticado, mas gratuito.

A minha vida profissional obrigou-me a ter de almoçar em restaurantes pelo menos 5 dias por semana.

Hoje em dia, que tenho a minha empresa, eu e a minha mulher podíamos cozinhar em casa. Fizemo-lo durante muito tempo, mas um dia, decidimos deixar de o fazer para passar a almoçar todos os dias em restaurantes e jantar em casa pedindo a comida através da Glovo, da Uber Eats ou da Bolt. É um descanso.

Nas nossas viagens de autocaravana almoçamos quase sempre em restaurantes. É por isso que eu tenho uma lista enorme de restaurantes no meu CRM em que muitos deles são clientes da ASCMI.

Aqui ao pé de casa, existem vários restaurantes. Uns estão sempre cheios e outros estão às moscas. Gostava de saber porquê? Contacte-me que eu conto-lhe porquê? Mas vou-lhe contar uma história recente para lhe dar uma boa razão…

Há algum tempo, eu e a minha mulher saímos à rua e olhamos para um restaurante aqui mesmo à porta, onde nunca tínhamos ido.

  • Vamos lá? E fomos…

Quando chegamos, a porta estava fechada e tivemos de tocar à campainha. Veio um senhor, um pouco afogueado que nos perguntou: – Têm reserva?

Respondemos que não e ele acabou por dizer: – Entrem lá!

Mandou-nos sentar e trouxe-nos a lista. Tinha diversos pratos de carne e peixe com preços aceitáveis.

Escolhemos, pedimos e ficamos à espera. O serviço foi um pouco lento porque ao domingo só lá trabalha a pessoa que serve à mesa e a cozinheira.

A casa tinha muita gente mas não estava completamente cheia.

A comida caseira era muito boa e o serviço não teve falhas. Embora um pouco mais lento, o senhor teve o cuidado de avisar que estava sozinho e que poderia demorar um pouco mais. Como deixei de andar em correrias há muito anos, não me afligi.

No fim trouxe-me a conta à mesa e paguei por multibanco (para mim é essencial porque detesto andar com dinheiro, por várias razões).

Saímos e o senhor ficou sem saber quem eu era. Não me perguntou o nome e nem me perguntou se eu queria factura com número de contribuinte.

Como é que ele me vai fazer voltar ao restaurante dele? Não ficou com nenhuma maneira de me convidar a voltar.

Esta é uma razão porque alguns restaurantes dizem que “isto está mau” e não têm clientes suficientes.

Existe uma ferramenta obrigatória muito importante que permite recolher o contacto dos clientes. Chama-se software de facturação.

Permite recolher o NIF do cliente, a além disso, o nome, o email e o telefone. Qualquer software de facturação têm estas funcionalidades. Desde os que custam 11 € por mês até aos que custam 375 € por ano, sem assistência informática incluída. E existem várias estratégias de marketing que tiram partido destes dados.

Contacte-me para saber as outras razões que levam a perder clientes…

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O que é a escada de valor?

Aqui na ASCMI não andamos à procura de clientes. Os clientes procuram-nos. Usamos técnicas de marketing para que isso aconteça.

E ajudamos os nossos clientes a implementar essas técnicas de atracção de clientes nas suas empresas, usando o marketing de atracção.

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta:

Ao servir um cliente pela primeira vez, tem como objectivo o valor de facturação ou a fidelização do cliente?

Na ASCMI optamos por propor o básico a cada novo cliente que nos procura, tal como esta imagem que aqui juntamos nos informa. Começamos no primeiro degrau: o software de facturação e os equipamentos necessários para o pôr a funcionar.

Depois de o cliente estabelecer confiança na nossa empresa então começamos, um a um, a subir de mão dada com o cliente, cada um dos degraus que se seguem.

Em cada um dos degraus criamos uma oferta em que o valor percebido pelo cliente é sempre superior ao preço que vai pagar, o que torna essa oferta irrecusável e irresistível.

Sabe o que é uma oferta irrecusável e irresistível?

Uma oferta irrecusável e irresistível é uma oferta única e sem concorrência que tem tanto valor percebido a um preço aceitável de modo que o cliente se sente tolo se não a aproveitar.

Sabe como criar ofertas irrecusáveis e irresistíveis? Se precisar, nós ajudamos.

Pois é assim… A nossa escada de valor tem todos os componentes necessários para que uma empresa tenha sucesso. Em que degrau da nossa escada de valor se situa a sua empresa?

Em cada degrau da nossa escada de valor disponibilizamos uma oferta irrecusável e irresistível que vai permitir que os nossos clientes tenham sucesso e fidelizem os seus clientes com rentabilidade. Fornecedor e cliente seguem um percurso de sucesso e confiança mútua. Sem confiança mútua não há sucesso.

É difícil de acreditar? Quer experimentar?

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Porque pedir referências aos nossos clientes?

As referências dos seus clientes são a prova testemunhal da satisfação e da confiança que os seus clientes têm na sua empresa.

Para alguém que precise dos seus produtos e serviços, ser referenciado por alguém satisfeito e confiante na sua empresa é um bom começo sem riscos de maus resultados.

É por isso que cada vez que concretiza um novo negócio ou renova um negócio existente deve confirmar que esse cliente continua satisfeito e pedir-lhe que indique a sua empresa aos amigos, familiares e conhecidos.

Quando contactar essas pessoas referenciadas já tem a porta aberta para fazer mais negócios com sucesso.

É fácil. É só perguntar ao seu cliente se ficou de novo satisfeito e pedir-lhe que lhe referencie cinco pessoas para poder contactar.

Não precisa de dar uma contrapartida ao seu cliente.

Lembre-se de ter a data do aniversário do seu cliente na sua base de dados (se não tem, aproveite para lhe perguntar) para lhe poder enviar uma oferta nesse dia e não se esquecer de repetir a proeza a cada Natal.

Ainda não se registou na loja online da ASCMI? Faça-o agora!

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Marketing de atracção, o que é?

Costumo perguntar aos meus clientes se gostam mais de caça ou de pesca.

Há alguns que ainda gostam de caça.

Eu prefiro a pesca. Dá-me tempo para pensar como melhorar o meu sistema de marketing enquanto espero que o próximo cliente me contacte. Está a pensar que estou a brincar?

Para que iria eu atrás de um cliente que eu não sei se precisa de mim em vez de esperar que um cliente que deseja os meus produtos ou serviços me contacte?

Nunca gostei de ir à caça mas já fui várias vezes à pesca quando era mais novo.

O marketing de atracção é também chamado de inbound marketing.

É uma forma estratégica de atrair novos clientes que procuram a oferta da nossa empresa.

Muitas empresas já usam o inbound marketing como alternativa ao marketing tradicional.

Leia o ebook “Sales 2.0 for Dummies” para saber mais sobre o marketing de atracção (inbound marketing).

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1 ano de assistência informática online gratuita

Nesta edição da Newsletter ASCMI Março de 2024 decidimos oferecer um bónus especial a dois tipos de empresas:

  1. Aquelas que usam software de facturação licenciado pela ASCMI mas que ainda não aderiram à avença de assistência informática paga
  2. Aquelas que ainda não são nossas clientes

O bónus é o acesso à avença de assistência informática online gratuitamente durante 1 ano.

Este bónus é só até ao fim deste mês e para os primeiros 10 aderentes.

Para aderir não precisa de pagar nada nem assumir nenhum compromisso de continuidade.

Quando quiser pode deixar de usar.

Tem a garantia ASCMI.

Basta abrir um ticket no suporte ASCMI a pedir a sua adesão.

10 razões para ter um bom site

Muitas empresas ainda não descobriram as vantagens de ter um bom site? A sua empresa já tem um site?

Existem empresários que se queixam de ter poucos clientes. Mas algumas das empresas desses empresários não têm um site. Alguns acham que é dinheiro deitado à rua.

Não é nada disso. É um dos melhores investimentos.

Se não tiver uma presença online adequada, de certeza que vai ter menos clientes a encontrar a sua empresa e não vai conseguir aumentar as vendas.

Há outros empresários que tentam poupar dinheiro e criam eles próprios um site nessas ferramentas grátis como por exemplo o wix.com mas os resultados não vão ser os mesmos.

Um bom site deve “pescar” os potenciais clientes quando eles procuram por algo que lhes interessa. Esta coisa de pescar tem a ver com o marketing de atracção de que já falei acima.

Para ter uma presença online adequada deve considerar implementar o seguinte:

  • Criar o perfil da sua empresa no Google que lhe permite ter publicidade online grátis sem gastar um tostão
  • Criar uma loja online com site integrado, onde pode comercializar os seus produtos e serviços sem estar dependente de outras entidades para vender o que produz ou comercializa, nem pagar comissões por cada venda
  • Se está com restrições de orçamento comece primeiro com um web site profissional que vai ajudar a divulgar o seu negócio

Depois de ter estas ferramentas importantes “NO AR” deve pensar em começar a gerar leads (potenciais clientes) todos os dias.

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Temas do próximo mês entre outros que surgirão…

Agora que está a terminar de ler a Newsletter ASCMI Março de 2024, fique a saber alguns dos temas que vamos apresentar na próxima edição:

  • Entrevista online mensal a um cliente activo
  • Evolução da aquisição das caixas de pagamento automático
  • Casos de sucesso do trimestre anterior

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Esta foi a Newsletter ASCMI Março de 2024

Criamos a Newsletter ASCMI Março de 2024 para que seja uma fonte de notícias, dicas e ofertas para ajudar o seu negócio.

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Obrigado pelo seu interesse.

Alfredo Simões

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