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Sistema POS para restaurantes

Qual é o melhor sistema POS para restaurantes? Esta é a questão a que vamos responder neste artigo.

A escolha de um sistema POS para restaurantes depende de muitas variáveis possíveis entre elas:

  1. Qual é o tipo de restaurante em questão
  2. Quais são os objectivos de divulgação do restaurante
  3. Quais os tipos de clientes que o restaurante quer captar
  4. Quais são os procedimentos de atendimento no restaurante
  5. Como é efectuado o atendimento ao cliente
  6. Qual o volume de vendas do restaurante

Temos também de explicar os dois tipos de sistemas POS mais correntes para enquadrar nos vários restaurantes que podemos encontrar no mercado.

  1. Sistemas POS completos – fixos num balcão
  2. Sistemas POS portáteis com impressora – em mobilidade com utilização junto do cliente

Se não tem tempo neste momento para ler este artigo, pode contactar-nos agora para obter uma ajuda rápida.

Depois de ler este artigo até ao fim vai ficar a saber qual o sistema POS para restaurantes que deve escolher para o seu negócio.

Vamos começar pelos tipos de sistema POS para restaurantes…

Sistemas POS completos para restaurantes

Os sistemas POS completos são compostos pelos seguintes elementos:

  • Sistema POS propriamente dito composto por processador, memória RAM, tudo integrado com ecrã touchscreen
  • Impressora de talões
  • Gaveta de dinheiro
  • Software de facturação
  • Serviços de assistência informática opcionais

O processador deve ter mais do que um núcleo de processamento que irão assegurar uma velocidade de processamento de pelo menos 2,4 GHz.

Neste tipo de sistema aconselha-se a utilização de 8 GB de memória RAM.

O ecrã touchscreen deve ter uma tecnologia fiável que garanta um toque eficaz na utilização do ecrã.

Recomenda-se sempre a utilização de uma impressora de talões térmica ligada por USB para garantir a rapidez da impressão dos talões e facturas de venda.

A gaveta de dinheiro para o POS é convencional. É uma gaveta de abertura horizontal ou vertical com 4 ranhuras para notas e 8 ranhuras para moedas. Em determinados restaurantes com muita afluência de clientes justifica-se uma caixa de pagamento automático.

Quanto a software de facturação temos software que é instalado no sistema operativo Windows ou no sistema operativo Linux. O primeiro sistema operativo (Windows) tem o inconveniente de tornar o computador cada vez mais lento ao instalar consecutivas atualizações de novas versões. O segundo sistema operativo (Linux) é mais estável e ainda por cima é gratuito.

Quando escolher o seu software de facturação certificado deve confirmar qual é o sistema operativo que ele vai usar.

Estão disponíveis também as soluções de software de facturação online que têm três vantagens importantes: correm a partir de qualquer navegador (chrome, edge ou safari) em qualquer sistema operativo, a preços mais baixos e com assistência online gratuita.

Nas soluções de software de facturação que são instaladas nos sistemas operativos Windows e Linux a assistência informática não está incluída no preço das licenças de utilização.

Alguns empresários pensam que a assistência informática está incluída e depois sentem-se insatisfeitos com a prestação de um serviço que não estão a pagar. Aconselha-se a adesão a uma avença de assistência informática compatível com as necessidades da empresa.

Sistemas POS portáteis para restaurantes

Este tipo de sistemas POS portáteis são adequados a empresas que facturam os clientes em mobilidade nos locais onde entregam os produtos ou prestam os serviços.

Podemos encontrar estes tipos de POS em roulotes de vendas de comida rápida.

São compostos normalmente por um POS portátil com impressora integrada mas podem inclusivamente ser utilizados a partir de um tablet ou um telemóvel emparelhado com uma impressora portátil por bluetooth.

Neste tipo de solução encontra-se software de facturação que é instalado a partir de uma APP instalada a partir do Google Play ou software de facturação online a funcionar a partir do browser do tablet ou do telemóvel. Experimente agora para ver como funciona.

Vamos agora abordar as variáveis que podem influenciar a escolha de um sistema POS para restaurantes…

Tipo de restaurante em questão

Existem vários tipos de restaurantes.

Normalmente os restaurantes classificam-se pelo tipo de comida que fornecem aos seus clientes: comida indiana, comida chinesa, comida italiana, comida portuguesa, entre outras.

Para este caso interessa mais a maneira como o restaurante vai atender os clientes.

Se o restaurante serve os clientes à mesa, faz sentido usar um sistema POS fixo. Pode funcionar em Windows, Linux ou através de um navegador de internet.

Importa que tenha as seguintes funcionalidades básicas: criação de menus, gestão de mesas, encomendas para a cozinha, impressão de conta e emissão de facturas em conformidade com a legislação. O menu digital é uma funcionalidade com interesse para o atendimento dos clientes.

Se o restaurante funcionar em mobilidade neste caso já podemos considerar um POS portátil com impressora, seja ela incorporada ou emparelhada por bluetooth.

No caso de restaurantes que recebem encomendas online através dos seus sites recomenda-se a utilização de software de facturação online que disponibilize integração com as soluções mais usadas de sites e lojas online e que permita emitir a facturação a partir da encomenda online.

Objectivos de divulgação do restaurante

Se o restaurante tem como objectivo garantir uma presença online junto da população em que se insere deve optar por um sistema POS para restaurantes baseado em software de facturação online que permita a integração com o seu site e loja online.

Quando os restaurantes têm o objectivo de ter uma presença online devem preocupar-se em perceber porque devem ter um bom site e como é importante aproveitar a publicidade online grátis que o Google disponibiliza através da criação do perfil da empresa.

Tipos de clientes que o restaurante quer captar

A maioria dos clientes gosta de se enquadrar num espaço em que se sintam bem com o seu nível cultural, a sua postura de vida e o seu nível de educação.

Um restaurante não pode ser formal e informal ao mesmo tempo. Talvez não deva juntar clientes que vão fazer uma refeição familiar ou profissional no mesmo local que vendem comida rápida à camada mais jovem. Já vi quem o faça e que não consiga perceber o resultado negativo que por vezes isso tem.

Se o restaurante quer servir vários perfis de clientes deve criar espaços separados onde terá de ter um sistema POS programado de maneira diferente.

Nesta situação deverá conversar com o fornecedor do sistema POS para restaurantes para obter o aconselhamento adequado às suas necessidades.

Procedimentos de atendimento no sistema POS para restaurantes

Algo que me parece inconcebível é o facto de alguns restaurantes não terem um fluxo de atendimento do cliente.

Num atendimento organizado o cliente começa por:

  • Fazer uma reserva online ou pelo telefone – para que isso aconteça o restaurante deve-se preocupar com a sua presença online para ser encontrado nos resultados de pesquisa para divulgar como efectuar a reserva por telefone ou online
  • Apresentar-se no restaurante à hora que lhe interessa – existem várias maneiras de conciliar o desejo do cliente com a disponibilidade do restaurante

À hora conveniente, alguém deve ser especializado em:

  • Receber o cliente e cumprimentá-lo com empatia
  • Conduzi-lo à mesa disponível
  • Lançar o couvert no sistema de facturação e levá-lo à mesa
  • Entregar a carta / menu para o cliente poder fazer o pedido
  • Saber que bebidas vai desejar

Couvert e bebidas é meio caminho para começar a conquistar um cliente

  • As bebidas devem ser lançadas no sistema de facturação
  • Devem ser entregues na mesa pelo responsável das bebidas

Receber o pedido da comida é a fase seguinte

  • Alguns restaurantes continuam a escrever o pedido em bocados de papel – às vezes a cozinha entrega os pedidos e ninguém sabe para quem se destinam os pratos prontos
  • Outros restaurantes já têm terminais / tablets para receber o pedido – a informação é transmitida automaticamente à cozinha
  • Entrega da comida é feita por pessoa responsável por essa tarefa

Chegou a altura das sobremesas

  • Recebimento do pedido de doces ou frutas
  • Registo do pedido pelo método em uso
  • Entrega na mesa

Hora do café e dos digestivos

  • Obtenção do pedido e registo do mesmo no sistema de facturação

Tirar a conta

  • Consulta de mesa
  • Factura com contribuinte ou sem contribuinte
  • Conta na mesa acompanhada de máquina multibanco

Se chegou até aqui, deve estar a pensar “bem analisado” ou “que lirismo”…

O pessoal pode não ser suficiente mas não se pode pôr toda a gente a fazer tudo.

Estou farto de ver comida à espera para ser entregue nas mesas e andarem todos atrapalhados a fazer outras coisas.

Quero, com isto, mostrar que os procedimentos de atendimento condicionam as funcionalidades do seu sistema POS para restaurantes.

Volume de vendas do restaurante

As receitas geradas pelo restaurante são determinantes para a escolha do sistema POS para restaurantes. Se é um início de actividade é sempre mais difícil. O dinheiro disponível não chega para tudo.

Nas situações de início de actividade ou em situações de vendas fracas recomenda-se começar pelo software de facturação online que tem um sistema de suporte técnico online suficiente para iniciantes.

Mas se o seu negócio já começou a bombar, o que tem a fazer é inovar e melhorar o seu sistema de facturação.

Está na altura de aderir a uma avença de assistência informática e de garantir que tem um site que ajuda a atrair novos clientes e uma loja online que permite receber pedidos de takeaway e efectuar reservas de mesa, totalmente online.

Relativamente à publicidade, quero dizer-lhe que publicidade online é um investimento com grande valor. O seu restaurante tem de estar sempre presente na mente dos seus clientes através de campanhas de remarketing.

O investimento em publicidade aumenta as vendas e o aumento das vendas permite investir mais em publicidade. É uma repetição de ciclos que permite que o seu restaurante nunca chegue a cair no esquecimento.

Mas é preciso garantir que tem um serviço superior com os três BBB’s (Bom, Barato e Bem servido).

Contacte-nos para saber mais.

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